Trilha SonoraOrkutJogue on-line             




          Superman, criado pelos cartunistas "Joe Shuster" e "Jerry Siegel", é um personagem publicado, até os dias de hoje, pela editora "DC Comics" e, foi apresentado ao público originalmente na revista "Action Comics" #1, em 1938, nos Estados Unidos. Posteriormente, adaptado para outros meios, surgiu nos cinemas na série de desenhos animados "Superman", em um total de 17 episódios com dez minutos de duração, entre 1941 e 1943, produzidos pelos estúdios "Max Fleischer".

          Alguns anos depois, em 1948 e 1950, o personagem estrelou dois filmes seriais: "Superman" e "Superman vs. Atom Man", cada um apresentando 15 episódios, sob direção de "Spencer Gordon Bennet" e protagonizados por "Kirk Alyn" e "Noel Neill".

          No ano seguinte, dirigido por "Lee Sholem" em 23 de novembro de 1951, o personagem surgiu em seu primeiro longa-metragem "Superman and the Mole Men", estrelado por "George Reeves" e "Phyllis Coates". Escrito por "Richard Fielding", a estória se tornou piloto para a série "Adventures of Superman", exibida entre 19 de setembro de 1952 e 28 de abril de 1958, em um total de 104 episódios, com 25 minutos de duração e distribuídos em 6 temporadas.



          Dir
igido por "Richard Donner", o roteiro de ficção científica "Superman: The Movie", no Brasil intitulado "Superman: O Filme", foi programado para ser lançado em junho de 1978, em conjunto com o 40° aniversário da revista em quadrinhos "Action Comics 1". No entanto, problemas ao longo da filmagem atrasaram o lançamento para o dia 10 de dezembro de 1978, no centro de artes "Kennedy Center", em Washington, Estados Unidos. Três dias depois, em 13 de dezembro, foi lançado no Reino Unido, no "Empire, Leicester Square", em Londres, com a presença da rainha "Elizabeth II" e do príncipe "Andrew".

          O filme, protagonizado por: "Marlon Brando", "Gene Hackman", "Christopher Reeve", "Margot Kidder", "Glenn Ford", e "Phyllis Thaxter", se tornou um dos mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos, sendo indicado ao "Academy Awards" em três categorias e conquistado o honorário "Special Achievement Academy Award" por seus efeitos especiais.

          O roteiro, idealizado em 1973 por "Liya Salkind", além de apresentar vários diretores e roteiristas em sua fase inicial, entre eles: "Guy Hamilton", "Mario Puzo", "David Newman", "Leslie Newman" e "Robert Benton", figurou, entre os atores de Hollywood, ao papel principal: "Robert Redford", "Burt Reynolds", "Sylvester Stallone", "Paul Newman", "Arnold Schwarzenegger", "Nick Nolte", "Jon Voigt", "Charles Bronson", entre outros.

          Somente quatro anos depois, escalaram o ator "Christopher Reeve" para interpretar o homem de aço nas telas, assim como "Richard Donner" como diretor, que, posteriormente, convidou "Tom Mankievicz" para reescrever o roteiro, considerando o medíocre o texto original.

          O filme descreve a origem do Superman, incluindo sua infância como "Kal-El" do planeta Krypton e sua juventude na cidade rural de "Smallville". Disfarçado como repórter sob a alcunha de Clark Kent "Christopher Reeve", ele adota uma conduta discreta, enquanto desenvolve um romance com Lois Lane "Margot Kidder" e trava uma batalha com o vilão Lex Luthor "Gene Hackman", na cidade de Metrópolis..


          A estória começa com o planeta Kripton próximo da destruição e com a condenação perpétua dos vilões rebeldes: Zod "Terence Stamp", Ursa "Sarah Douglas" e Non "Jack O'Halloran" pelo cientista Jor-El "Marlon Brando" e seu conselho governamental a uma região denominada "Zona Fantasma". Apesar de sua superioridade e de evidências, Jor-El não convence seu conselho sobre a iminente explosão de Krypton. Para salvar seu filho "Kal-El", Jor-El lança uma pequena nave, momentos antes de Krypton explodir, com a criança ao planeta Terra, um lugar em uma galáxia distante e com atmosfera adaptável a estrutura molecular de Kal-El, a qual concederá a este poderes extraordinários.

          Três anos depois, a nave aterrissa próximo a pequena cidade agrícola de "Smallville", onde Kal-El é encontrado e adotado como filho legítimo, pelo casal de fazendeiros Jonathan "Glenn Ford" e Martha Kent "Phyllis Thaxter". Aos 18 anos, logo após a morte de Jonathan, Clark, nome dado pelos pais adotivos, descobre um cristal verde luminoso nos destroços de sua nave, escondida no celeiro de sua fazenda. Este o conduz ao Ártico, onde o mesmo constrói a "Fortaleza da Solidão", semelhante a arquitetura de Krypton.

          Na Fortaleza, uma imagem holográfica com memória e personalidade de Jor-El explica a origem de Clark, o educando de seus poderes e responsabilidades. Após anos de treinamento, com suas habilidades completamente desenvolvidas, Clark deixa a Fortaleza rumo à civilização, se tornando repórter do jornal "Planeta Diário", em Metrópolis. Ao longo da estória, Clark conhece e estabelece um romance com sua colega de equipe Lois Lane, que o julga esquisito e antiquado.

          Paralelamente ao núcleo jornalístico, os policiais "Amiss" e "Harry" planejam prender Lex Luthor, perseguindo seu comparsa Otis "Ned Beatty" até uma estação ferroviária. Após a perseguição, observada por Luthor através da imagem de um painel, Harry é empurrado por uma porta controlada pelo vilão, caindo nos trilhos e sendo atingido por um trem, morrendo instantaneamente. Já, Amiss encontra apenas seu chapéu, sem vestígios do corpo de seu companheiro.

          De volta ao núcleo jornalístico, Lois se envolve em um acidente de helicóptero, onde os meios de resgate convencionais são praticamente impossíveis, o que requer o uso das habilidades de Clark em público para salvá-la. O resgate do "Força Aérea Um" e outras façanhas tornam o misterioso homem voador com capa uma celebridade. O herói visita Lois em sua casa e, após uma entrevista para o Planeta Diário, a leva para voar sobre a cidade de Nova York.

          Enquanto isso, o gênio do crime Lex Luthor desenvolve um plano ardiloso para fazer fortuna imobiliária, adquirindo grandes quantidades de terras desérticas improdutivas e, depois desviando mísseis nucleares para a falha geológica de "San Andreas", afundando o estado da Califórnia e deixando o deserto de Luthor como o novo "West Coast" dos Estados Unidos, aumentando desmedidamente seu valor.

          Durante a execução do plano, seu incompetente cúmplice Otis, acidentalmente, redireciona o primeiro foguete para o local errado. Já, a namorada de Luthor, Eve Teschmacher "Valerie Perrine" muda o curso do segundo foguete. Sabendo que Superman pode impedir seu plano, Luthor o atrai para sua toca subterrânea e o expõe a um fragmento de meteoro kriptoniano, mantido em um baú revestido de chumbo.

          Com Superman enfraquecido, Luthor o ridiculariza revelando que um dos mísseis está apontado na direção oposta, para a cidade de Hackensack, Nova Jérsei, sabendo que o super-herói será incapaz de impedir ambos impactos ao mesmo tempo. Aterrorizada por ser o local onde reside sua mãe, Teschmacher resgata Superman com a condição de priorizar o foguete apontado para Nova Jérsei. Porém, ele não consegue impedir um dos impactos, causando uma destruição em massa.

          Enquanto Superman está ocupado salvando a população, o carro de Lois despenca em uma fenda que se abre devido ao terremoto, morrendo sufocada nos escombros. Furioso com o fato de não poder salvar Lois, Superman ignora o aviso de Jor-El em não interferir na história humana e retorna no tempo girando o planeta em sentido inverso, alterando assim a ordem dos acontecimentos para salvar sua amada. Por fim, após entregar os vilões às autoridades, Superman alça voo na órbita terrestre em busca de novas aventuras.


          As filmagens, que duraram em torno de 19 meses e ocorreram paralelamente a sua sequência "Superman II", iniciaram em 24 de março de 1977. No estúdio multinacional britânico "The Pinewood Studios Group" foram produzidas as cenas de "Krypton" e construção da "Fortaleza da Solidão". Já, a cidade de Nova York retratou a fictícia "Metrópolis", onde o prédio do jornal "New York Daily News" ilustrou a famosa sede do jornal "Daily Planet"; e, o prédio do "US Post Office", o telhado do qual Lois é resgatada, após o incidente com o helicóptero. Outras cenas, de menor expressão, aconteceram no estado do "Novo México"; no lago artificial "Lake Mead", situado nos estados do Arizona e Nevada; e, no terminal ferroviário de Nova York "Grand Central Terminal".

          Posteriormente, a equipe de produção se mudou para a província de "Alberta", no Canadá, para realização das cenas da cidade de "Smallville", onde no cânion "Beynon" e nas aldeias de "Barons" e "Blackie" se instalaram as cenas do cemitério, de futebol americano e da fazenda da família Kent.

          A trilha sonora, em princípio, seria composta por "Jerry Goldsmith", que já havia criado o fundo musical do filme "The Omen", no Brasil intitulado "A Profecia, de 1976", também dirigido por Richard Donner. No entanto, por conflitos de horário, ele abandonou o projeto e foi substituído por "John Williams", que conduziu a orquestra "London Symphony Orchestra", apesar de partes do filme "Capricorn One, de 1977", de Goldsmith, terem sido usadas na vinheta de abertura de "Superman: O Filme".

          A canção "Can You Read My Mind", escrita por "Leslie Bricusse", seria cantada por "Margot Kidder". No entanto, Donner a modificou para uma composição acompanhada por um VO. Embora não apareça na trilha do filme, a cantora norte-americana "Maureen McGovern" gravou o single, em 1979 e, se tornou hit no "Billboard Hot 100" daquele ano.


          Ao longo da década de 80, três sequências foram produzidas e estreladas por "Christopher Reeve": a primeira, "Superman II - A Aventura Continua" foi lançada na Austrália, em 4 de dezembro de 1980, sob direção de "Richard Lester", que substituiu Donner no decorrer das gravações e refilmou acima de 50% das cenas originais. Na estória, Zod e seus soldados, libertados acidentalmente da Zona Fantasma, rumam à Terra em busca de vingança contra o Superman. Embora aliados a Lex Luthor, o Homem de Aço os vence em um confronto na Fortaleza da Solidão. Em 28 de novembro de 2006, após pedidos da produtora Warner Bros., "Richard Donner" e o produtor "Michael Thau" produziram uma nova versão do filme intitulada "Superman II - The Richard Donner Cut".

          Nos anos seguintes, dois filmes completaram a quadrilogia: "Superman III" e "Superman IV - Em Busca da Paz. O primeiro, lançado em 17 de junho de 1983, sob direção de Richard Lester. Além de Christopher Reeve, a estória foi protagonizada por: "Richard Pryor", "Annette O'Toole", "Annie Ross", "Pamela Stephenson" e "Robert Vaughn".

          O roteiro original, lançado on-line em 2007, apresentaria personagens emblemáticos dos quadrinhos, como: os vilões "Brainiac" e "Mr. Mxyzptlk" e, a heroina "Supergirl". No entanto, devido a conflitos internos, a produtora "Warner Bros." criou seu próprio roteiro, onde o gênio da computação Gus Gorman "Pryor" inventa uma forma de Kryptonita que modifica a personalidade do Superman, o transformando em vilão ao longo da estória.

          No ano seguinte, antecedendo a última parte da saga, o filme "Supergirl" foi lançado em 21 de novembro de 1984, dirigida por "Jeannot Szwarc" e roteirizada por "David Odell". A estória foi estrelada por: "Helen Slater", "Faye Dunaway" e "Marc McClure"; e, narra a jornada de Kara Zor-El "Supergirl" pela fonte de força de sua comunidade Kryptoniana, conhecida como "Omegahedron", e assim, salvar os habitantes de sua terra natal.

          Em 24 de julho de 1987, foi lançado "Superman IV: Em Busca da Paz", dirigido por "Sidney J. Furie" e roteirizado por: "Lawrence Konner" e "Mark Rosenthal". Na estória, protagonizada por "Jon Cryer", "Sam Wanamaker", "Mark Pillow", "Robert Beatty" e "Susannah York",
em meio a uma iminente guerra nuclear entre duas potências mundiais, Lex Luthor "Gene Hackman" produz um poderoso clone do homem de aço chamado "Nuclear Man", criando um confronto capaz de ameaçar a paz mundial.


          Após muitas continuações canceladas ao longo de décadas, entre as principais: "Superman: Reborn" e "Superman: Lives", baseadas na série de quadrinhos "The Death of Superman"; e, "Batman vs Superman" e "Superman: Flyby", o personagem retornou aos cinemas em 28 de junho de 2006, no filme "Superman: O Retorno", dirigido por "Bryan Singer" e produzido por "Jon Peters". A estória, protagonizada por "Brandon Routh", "Kate Bosworth" e "Kevin Spacey", além de retratar a volta do Superman ao planeta Terra após cinco anos ausente, narra uma nova batalha contra seu arquiinimigo "Lex Luthor", que planeja destruir o mundo.

          Em 14 de junho de 2013, foi lançado o filme "Man of Steel", no Brasil intitulado "O Homem de Aço", sob direção de "Zack Snyder", produção de "Christopher Nolan" e roteiro de "David S. Goyer". A estória, protagonizada por "Henry Cavill", "Amy Adams", "Diane Lane", "Michael Shannon", "Kevin Costner", "Laurence Fishburne" e "Russel Crowe", apresenta uma releitura dos primeiros dois filmes da série estrelada por "Christopher Reeve".

          Recentemente, foi anunciada pela Warner Bros., com lançamento programado para 2015, uma nova sequência para o personagem intitulada "Batman Vs Superman", sob direção da mesma equipe do filme antecessor e com "Ben Affleck" protagonizando "Batman".


          Ao longo das décadas de 80 e 90, duas séries foram produzidas para televisão baseadas no personagem da "DC Comics". A primeira "Superboy", renomeada para "The Adventures of Superboy" na terceira temporada, foi criada nos Estados Unidos por "Jerry Siegel" e "Joe Shuster", exibida entre 1988 e 1992; e, apresentando o personagem Kal-El em sua juventude, em um total de 100 episódios com 22 minutos de duração, distribuídos em 4 temporadas. A série foi protagonizada por: "John Haymes Newton", "Gerard Christopher" e "Stacy Haiduk", "Stuart Whitman", "Salome Jens", "Scott James Wells" e "Sherman Howard".

          A segunda, criada por "Deborah Joy Levine", "Lois and Clark: The New Adventures of Superman", no Brasil "Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman", foi exibida originalmente nos Estados Unidos entre 12 de setembro de 1993 e 14 de junho de 1997, no canal "ABC". A série, protagonizada por "Teri Hatcher" e "Dean Cain", apresentou 88 episódios de 46 minutos, distribuídos em 4 temporadas.

          A última adaptação do personagem para televisão "Smallville", no Brasil "Smallville: As Aventuras do Superboy", foi produzida por "Alfred Gough" e "Miles Millar", sendo exibida originalmente entre 2001 e 2011, em um total de 218 episódios, distribuídos em 10 temporadas. A série foi protagonizada por: "Tom Welling", "Allison Mack", "Kristin Kreuk", "Michael Rosenbaum", "Annette O'Toole", "John Schneider", "John Glover", "Sam Jones III", "Erica Durance", "Justin Hartley", "Aaron Ashmore", "Cassidy Freeman", "Laura Vandervoort", "Jensen Ackles", "James Marsters", "Sam Witwer" e "Callum Blue".


          Ao longo dos anos, além da série em animação produzida nos anos 40, o personagem protagonizou outras nove estórias. A primeira "The New Adventures of Superman", criada pela "Filmation" entre 1966 e 1969, foi exibida originalmente pela "CBS", totalizando 34 episódios de 30 minutos, distribuídos em 3 temporadas. Na segunda temporada, a série foi renomeada para "The Superman-Aquaman Hour of Adventure", incluindo outros heróis e vilões do ambiente "DC Comics". No penúltimo ano de produção, a série foi novamente renomeada "The Batman-Superman Hour", quando o programa foi cancelado por protestos devido ao conteúdo violento.

          Entre os anos 70 e 80, o Homem de Aço titulou duas séries. A primeira "Superamigos", produzida pela "Hanna-Barbera" entre 1973 e 1986, totalizou 109 episódios de 40 minutos, distribuídos em 9 temporadas. A série apresentava Superman como membro de uma equipe de super-heróis, entre eles: "Mulher Maravilha", "Aquaman", "Batman" e "Robin", em sua formação original. Já, a segunda "Superman", produzida em 1988 pelo estúdio "Ruby Spears", foi exibida pela CBS em um total de 13 episódios, narrando a eterna batalha entre o Homem de Aço e Lex Luthor.

          Entre 1996 e 2000, a série "Superman: The Animated Series" foi produzida por "Bruce Timm", onde muitos personagens e estórias da DC Comics foram modificados, traçando um paralelo ao universo dos quadrinhos em 54 episódios distribuídos em 4 temporadas.

          No ano seguinte, a série "Justice League", no Brasil "Liga da Justiça", foi produzida por "Bruce Timm" e exibida originalmente entre 17 de novembro de 2001 e 29 de maio de 2004, no canal "Cartoon Network", em um total de 52 episódios, distribuídos em 2 temporadas. Posteriormente, esta foi sucedida pela série "Justice League Unlimited", no Brasil "Liga da Justiça sem Limites", em 31 de julho de 2004, a qual totalizou 39 episódios divididos em 3 temporadas.

          Os últimos três projetos em animação sobre o personagem "The Legion of Super Heroes / Legião de Super-Heróis", "All Star Superman" e "Superman: Unbound / Superman: Sem Limites" foram produzidos em 2006, 2011 e 2013, respectivamente.

          O primeiro, exibido no Brasil pelo "SBT", apresenta um grupo de heróis que se aventura no futuro ao lado de um jovem Superman. Baseado na edição "Adventure Comics #247", de 1958, a série totalizou 26 episódios de 22 minutos, distribuídos em 2 temporadas. O segundo, um longa baseado na série em quadrinhos "All Star: Superman / Grandes Astros: Superman", escrita por "Grant Morrison" e desenhada por "Frank Quitely", entre 2005 e 2008. E, o último, uma adaptação da revista em quadrinhos "Superman: Brainiac", de 2008.


          Nos quadrinhos norte-americanos, após sua estreia na "Action Comics #1", onde o personagem se aventurou em 906 edições, entre 1987 e 2011, o herói estampou diversas capas ao longo dos anos. Em 31 de agosto de 2011, a editora "DC Comics" lançou a série "New 52", um relançamento completo de sua linha de estórias e heróis.

          O personagem figurou outras publicações como estrela principal, entre elas: a mais duradoura "Superman Volume One", que circulou 423 edições entre 1939 e 1986, quando foi retitulada para "Adventures of Superman", continuando a mesma numeração até 2006 e totalizando 649 edições. Posteriormente, novamente renomeada para "Superman", continuou a numeração anterior e concluiu 716 edições, até o lançamento da série "New 52" em 2011, iniciando o "Volume Three". Paralelamente ao volume original, circulou a série "Superman Vol. 2", em um total de 228 edições, entre 1987 e 2006.

          Duas séries, com foco no elenco de apoio, foram lançadas pela DC Comics na década de 50. A primeira, "Superman's Girl Friend, Lois Lane", baseada nas aventuras de Lois Lane, foi produzida entre 1958 e 1974 em um total de 137 edições e dois anuais de 80 páginas. Já, a segunda "Superman's Pal Jimmy Olsen", com conteúdo de humor, totalizou 163 edições, entre 1954 e 1974. Após o encerramento dessas publicações, a série "The Superman Family" circulou 59 edições, entre 1974 e 1982. Uma série limitada sobre o cãozinho Krypto "Krypto the Superdog" circulou entre 2005 e 2006.

          Em 2012, escrita por "Bryan Q. Miller", foi lançada a série "Smallville Season 11", baseada na série de sucesso da TV e continuando a saga original. Recentemente, em 2013, duas séries estrearam: a primeira "Superman Unchained", escrita por "Scott Snyder" e ilustrada por "Jim Lee". A segunda, "The Adventures of Superman", escrita por "Jeff Parker" e ilustrada por "Chris Samnee".

          O personagem protagonizou inúmeras outras séries, entre as principais: "Superman: The Man of Steel", publicada entre 1991 e 2003, totalizando 136 edições; "The Man of Steel", uma edição limitada publicada em 1986, escrita e ilustrada por "John Byrne"; "Superman: The Man of Tomorrow", publicada entre 1995 e 1999, com apenas 15 edições; "Superman/Batman" com 87 publicações, entre 2003 e 2011; "Superman Confidential", publicada entre 2006 e 2008, em um total de 14 edições; "The Superman Chronicles", com 10 edições, entre 2006 e 2012; "The Legion of Super Heroes in the 31st Century" com 20 edições, entre 2007 e 2009; e, "Superman Family Adventures" com 12 edições, de 2012 a junho de 2013.

          No Brasil, Superman estreou no dia 17 de dezembro de 1938, na edição #445 da revista "A Gazetinha", da editora "A Gazeta". Já, sua primeira revista com título próprio "Superman" foi publicada pela "EBAL", entre novembro de 1947 e outubro de 1983. Em julho de 1987, a editora "L&PM" lançou a edição única "As Primeiras Histórias do Superman".

          A "Editora Abril" lançou a revista "Super-Homem 1ª Série", entre julho de 1984 e setembro de 1996, em um total de 147 edições. Posteriormente, entre 1996 e 2000, a série "Super-Homem 2ª Série" circulou 46 edições. Estas duas séries retornariam às publicações: a primeira com 22 edições, entre 2000 e 2002; já, a segunda com 5 edições, em 2002. O personagem protagonizou algumas séries e edições únicas pela editora "Mythos", entre 2001 e 2006, como: "Superman & Gen 13", "Superman: A Guerra dos Mundos", "Superman: A Última Chama", "Superman: A Evolução Americana", " Superman: Britânico Legítimo", entre outras.

          Desde 2002, os títulos sobre o personagem são publicados pela "Panini Comics", compreendendo as séries: "Superman", "Coleção DC 70 Anos", "Grandes Astros Superman", "Grandes Astros Superman: Edição Definitiva", "Grandes Clássicos DC", "A Morte do Superman", "Prelúdio para Superman: O Retorno", "Superman: Dia do Juízo Final", "Superman: Origem Secreta", entre outras.


Superman: O Filme "Superman: The Movie" - 1978
Superman II - A Aventura Continua "Superman II: The Adventure Continues" - 1980
Superman III - 1983
Supergirl - 1984
Superman IV - Em Busca da Paz "Superman IV - The Quest For Peace"- 1987
Superman: O Retorno "Superman: Returns" - 2006
Superman: O Homem de Aço "Man of Steel" - 2013




Marlon Brando - Jor-El
Christopher Reeve -
Kal-El / Clark Kent / Superman
Jeff East -
Clark Kent "Adolescente"
Diane Sherry -
Lana Lang
Margot Kidder -
Lois Lane
Glenn Ford -
Jonathan Kent
Phyllis Thaxter -
Martha Kent
Susannah York -
Lara
Gene Hackman -
Lex Luthor
Valerie Perrine -
Eve Teschmacher
Ned Beatty -
Otis
Jackie Cooper -
Perry White
Marc McClure -
Jimmy Olsen
TerenceStamp -
General Zod
Sarah Douglas -
Ursa
Jack O'Halloran - Non

Trevor Howard -
Membro do Conselho Kryptoniano
Harry Andrews -
Membro do Conselho Kryptoniano
Maria Schell -
Vond-Ah "Cientista Kryptoniano"
Kirk Alyn -
Pai de Lois Lane
Noel Neill -
Mãe de Lois Lane

 

 


 

07.10. 2013



Livraria Saraiva