Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina


                                                           Site Oficial LetrasOrkut


          Em 1982, surgiu "A Turma do Balão Mágico", um dos mais cativantes grupos musicais infantis brasileiros. O grupo além de lançar 5 álbuns, que emplacaram grantes hits em meio às crianças, como: "Amigos do Peito", "Superfantástico" e "Ursinho Pimpão", originou o programa infantil "Balão Mágico", transmitido pela Rede Globo entre 1983 e 1986.

          O grupo começou a se formar em 1981, em apresentações de Simony no programa Raul Gil. Ela, então com 5 anos de idade, e o cantor mirim Vímerson "Tob" Cavanillas Benedicto, sucesso em comerciais e desfiles, foram convidados por uma gravadora para formar uma dupla e lançar um LP com faixas traduzidas por "Edgard Poças", o qual utilizaria canções de sucesso no exterior. O terceiro integrante, Michael "Mike" Biggs, surgiu decorrente de um apelo inusitado em rede nacional, com intuito em libertar seu pai "Ronald Biggs", que fora sequestrado naquele ano. Com o trio, a gravadora lançou o primeiro projeto, já em andamento com a dupla Simony e Tob. O álbum foi um grande sucesso e vendeu em torno de 800 mil cópias.

          Devido ao êxito do primeiro álbum, os responsáveis pela produção se encarregaram de um segundo projeto, lançado em 1983, com repertório direcionado ao ambiente escolar e participações especiais de "Djavan" e "Baby Consuelo". Com o sucesso ainda maior desse álbum, o programa infantil do grupo, "Balão Mágico", exibido diariamente na Rede Globo, teve aumento de duração e maior quantidade de desenhos animados na programação. Alternando entre shows e apresentações na TV, o grupo iniciou seu terceiro álbum com um novo integrante, Jair de Oliveira "Jairzinho", filho de Jair Rodrigues.

          Com integrantes na fase adolescente, a produtora e o responsável pelo repertório musical, criaram um projeto direcionado à questões coerentes com o público dessa faixa etária. O grande hit do LP, "Se Enamora", sucesso no exterior como "El Amore" foi gravada com vocais de Tob e Simony. O álbum, lançado em 1984, foi considerado o melhor do grupo, com faixas constantemente tocadas em rádios e na TV. Com o sucesso adquirido diante do público infantil, além da ascensão na turnê de shows e duração do programa televisivo, o grupo participou de um comercial sobre vacinação contra a Raiva.

          No ano seguinte, após um temporário fim do grupo, um programa especial "A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito", foi exibido pela Rede Globo, sob direção de Augusto Cesar Vannucci. Devido ao sucesso, tanto do programa quanto de vendagem de discos, a CBS decidiu persistir com a manutenção do grupo e produção do quarto LP. Neste mesmo ano, a Som Livre reuniu grandes nomes da MPB para gravar um disco especial sobre este estilo, e o "Balão Mágico" regravou a música "A Banda", de Chico Buarque.

          No segundo semestre de 1985, o quarto álbum foi lançado com Ricardinho substituindo Tob, devido ao crescimento repentino do integrante. Apesar do sucesso comercial, o grupo apresentou desempenho inferior ao da antiga formação. Um segundo programa especial, antes do fim do grupo, foi exibido no mesmo ano pela Rede Globo "A Turma do Balão Mágico N°2", também sob direção de Augusto Cesar Vannuci.


          Além dos integrantes infantis, o programa contava com os palhaços "Fofão" e "Cascatinha", personagens interpretados por Orival Pessini e Castrinho respectivamente. Em 1985, ano de passagem do cometa Halley na Terra, surgiu um novo personagem, o "Halleyfante", um robô elefante interpretado por Ferrugem, que integrou o grupo no decorrer daquele ano.


          Em 1986, o programa, que contou com participações de: Djavan, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Fábio Jr., Raul Seixas, entre outros, foi encerrado. Após o término, novas formações entre os integrantes surgiram nos shows, Simony e Jairzinho, em vez de Mike ou Ricardinho. Assim como, participações de Luciana, prima de Simony; e da irmã de Jairzinho, Luciana.

          Com a saída da maioria dos integrantes do grupo devido ao fator idade, a CBS lançou a dupla "Jairzinho & Simony", porém a falta de divulgação e o conteúdo das músicas induziram ao fracasso do projeto. Em 1987, a dupla retornou mais estruturada, obtendo êxito no LP, lançado até mesmo em espanhol. Em 1988, "A Nova Turma do Balão Mágico", foi criada, mas não obteve o mesmo sucesso da antecessora e encerrou em 1990.

          Em 2002, surgiu um novo grupo apresentado por Gugu Liberato, "Galera do Balão", lançaram um álbum com clássicos dos grupos anteriores e contou com participações de Kelly Key e, Zezé de Camargo e Luciano. Este grupo durou um ano apenas.



Simony (1982-1986)
Jairzinho
(1984-1986)
Mike
(1982-1986)
Ricardinho
(1985-1986)
Tob
(1982-1985)
Fofão (1983-1986)
Cascatinha - 1983
Halleyfante - 1985





26.4.2011



Livraria Saraiva